Especial Pokémon - Linha do Tempo

 Escrito Por: #HardMicael!

Pokémon é, com certeza, um jogo que sempre faz sucesso. Prova disso são seus novos Pokémon X e Y, que estão dando o que falar. Mas como sempre dizemos por aqui, "relembrar é viver..." Por isso mesmo a TV Hard! preparou aqui, especialmente para vocês, uma linha do tempo desse magnífico clássico da Nintendo/Game-Freak. Abordaremos desde as primeiras gerações até a dos dias de hoje. Então, preparem-se e não se esqueçam de suas Pokébolas. Gotta catch 'em all!


Primeira Geração - O início
As primeiras gerações eram em preto e branco devido as limitações do Game Boy.
Pokémon nasceu no Japão, no dia 27 de fevereiro de 1996, com as famigeradas versões Red e Green. Apesar de terem feito um enorme sucesso na terra do sol nascente, ficaram um pouco desconhecidas no resto do mundo. A franquia só começou a ganhar destaque no ocidente com o lançamento das versões Red e Blue nos Estados Unidos.

Pokémon Green, Red, Blue e Yellow - Grandes sucessos.
Capas das versões Red e Blue
O game trouxe um sistema bem inovador para a época. Os games de RPG tinham um sistema padrão de matar os monstros encontrados, já em Pokémon é preciso capturá-los e usá-los nas próximas batalhas. A cada batalha, os Pokémons ganhavam experiências que os levam a um processo de evolução, fazendo-os se tornarem mosntros mais fortes. Como todo RPG, Pokémon Red e Blue possuíam mercados com os mais diversos itens para se comprar, lugares para curar seus monstros, diversos NPCs que conversam com você etc. A historia era bem simples: o personagem é um treinador desses monstrinhos que almeja ser um "Mestre Pokémon". Para conseguir tal título, é preciso enfrentar campeonatos em ginásios com outros mestres e coletar as insígnias de cada um deles, o que ao final garante sua entrada na Liga Pokémon.

A partir dessas duas versões a franquia ficou tão famosa que, em apenas um ano, foi lançado um anime baseado no jogo, junto com Pokémon Yellow, que é talvez a versão mais famosa, totalmente baseada na série de animação.

Além desses originais, existe também os remake do Fire Red e Leaf Green para GameBoy Advance.

Segunda Geração - Uma geração preciosa
Edições Gold e Silver.

Pokémon Gold e Silver
O jogo agora é colorido, graças
ao Game Boy Color!
Em 1999, são lançados os jogos Pokémon Gold e Silver para Game Boy Color. Nesse portátil agora o jogo se tornou colorido e tem detalhes que não existiam nas versões anteriores. Ele foi completamente remodelado, contando com mais de cem novos Pokémons, agora possui também novos tipos de monstros e ataques. Um personagem novo foi incluído como protagonista e foi feita uma historia mais elaborada e envolvente. Essa versão se tornou a o preferida de muitos, sendo facilmente reconhecida como a melhor da franquia!

Terceira Geração - De grande a supremo
Capas das versões Ruby e Saphire.
Pokémon Ruby e Saphire contavam
com gráficos muito mais bonitos.
Será que o que é bom pode melhorar? Com o lançamento dos jogos Pokémon Ruby e Sapphire provou-se que sim! Com a chegada do GameBoy Advance, os dois jogos puderam contavar com gráficos muito mais bonitos. As animações de ataque ficaram muito melhores e foram incluídas uma infinidade de ataques e de novos Pokémons. Vale ressaltar também que ele possui várias cutscenes, coisa impressionante para o esse portátil da Nintendo. A jogabilidade também é muito boa, com uma escalada de dificuldade bem conduzida. Foi lançado depois uma versão melhorada, o Pokémon Emerald, considerado um dos jogos mais  divertidos da série.

Assim como quase todos os jogos da franquia, foram feitos remakes desses dois também, mas dessa vez para o Nintendo DS: Pokémon Soul Silver e Heartgold.

Quarta Geração - Pokégráficos!
Diamond e Pearl: a revolução.
O "marco" revolucionário Pokémon, começou aqui! Contando com belíssimas animações e uma jogabilidade muito mais dinâmica e longa, os Pokémon Diamond e Pearl para o Nintendo DS, agora tinham 107 novos Pokémon, além de todos os outros das gerações passadas. Definitivamente, Diamond e Pearl vieram para mostrar a capacidade do novo portátil da Big N. Foi lançada uma versão melhorada depois chamada Pokémon Platinum, na mesma época dos remakes Soul Silver e Heartgold.

Quinta Geração - Preto e Branco
Melhorias na dinâmica do jogo e novas
criaturas marcaram essas versões.
Pokémon Black e White foram ótimos jogos de um modo geral, apesar dos gráficos e a jogabilidade ainda se pareciam muito com o seu antecessor. As melhorias em sua dinâmica e a lista de novos Pokémons compensaram muito bem, não dando assim a sensação de que se está jogando ainda geração passada. Ambos tiveram uma segunda versão (Black e White 2), que era uma continuação deles, mas com a mesma jogabilidade da geração anterior, mas com novidades como o Pokébank, por exemplo.

Sexta Geração - Os dias de hoje.
É chegada a era do 3D.
E o que dizer de Pokémon X e Y? Ele preenche todas as expectativas que os fãs tinham sobre o seu lançamento. O jogo conseguiu fazer algo que poucas franquias na história dos videogames conseguiram: mudar completamente e continuar mantendo a mesma magia e aura dos antigos. 

Das novidades, a mais comentada é que finalmente seus gráficos são em 3D, algo que os fãs aguardavam desde o Nintendo 64,  e sua nova história é envolvente e empolgante. Foi incluído, também, o desejado sistema de mutiplayer que muitos sonhavam desde a época dos cabos de link do primeiro Game Boy.

A Nintendo e a Game-Freak estão de parabéns pelo ótimo trabalho... E que venham mais Pokémons como esse!