Stunts

 Publicado por: #BarbaHard
Esta é uma análise especial. Digo isso porque se trata de um jogo que marcou muita gente. Seja um marmanjo ou criança, nunca encontrei uma pessoa que não se divertiu com esse simulador de corrida acrobática da era dos computadores 486, o Stunts, o 4D Sports Driving, dependendo da versão.

Senhoras e senhores, apertem seus cintos e liguem seus motores! Nosso destino agora é a nostalgia...

Eu sei que essa tela fez a alegria de muita gente.
Apresentação
Propagada de Hard Drivin',
da Atari. Clique para ampliar.
Desenvolvido pela Distinctive Software Inc. e publicado pela Broderbund em outubro de 1990 nos Estados Unidos, este jogo foi feito para aqueles que querem se divertir de forma despretensiosa.

Claramente influenciado pelo arcade Hard Drivin', da Atari, o jogador deve atravessar pistas cheias de desafios acrobáticos, como rampas, loops, obstáculos para se fazer slalom etc.

Pode-se escolher onze carros para pilotar:
  • Acura NSX
  • Audi Quattro Sport (20v version)
  • Chevrolet Corvette ZR1 (1990 model)
  • Ferrari 288 GTO
  • Jaguar XJR-9 IMSA race car
  • Lamborghini Countach 25th Anniversary
  • Lamborghini LM002
  • Lancia Delta HF Integrale 16v
  • Porsche 962 IMSA race car
  • Porsche 911 Carrera 4 (964 version)
  • Porsche March IndyCar
Existem dois modos: corrida contra o relógio, onde o jogador deverá terminar o percurso no menor tempo possível, e corrida contra oponente.

No segundo modo, podemos escolher seis adversários, cada um deles com sua própria personalidade e seu próprio estilo de dirigir. São eles:
  • "Squealin'" Bernie Rubber: O mais fácil de todos os oponentes. Ele dirige devagar e é bastante desastrado, quase sempre quebrando o carro em alguma acrobacia.
  • Herr Otto Partz: ele é um velho competidor de Grand Prix, geralmente dirige rápido e bem em pistas retas, mas tem um grande problema com acrobacias.
  • "Smokin'" Joe Stallin: segundo sua história, ele bateu na traseira de alguém em uma corrida. Depois disso ele passou a preferir pistas mais sinuosas, onde dirige bem. Em pistas retas, Joe tende a desacelerar por causa de seu medo.
  • Cherry Chassis: ela é uma garota rica e o oposto de Joe Stallin: ela corre muito em pistas retas, mas é um desastre em pistas cheias de curvas.
  • Helen Wheels: ela é uma boa competidora, porém imprudente. Vai tentar te jogar fora da pista assim que tiver a primeira oportunidade.
  • Skid Vicious: o oponente mais qualificado do jogo. Ele cresceu nas ruas e aprendeu a dirigir fugindo da polícia em carros roubados. Quase sempre consegue ser mais rápido que o oponente, mesmo que o carro dele seja mais lento.
Infelizmente a inteligência artificial não ajuda muito. Diversas vezes o adversário cai na água, bate num túnel ou sai voando de um loop. Isso não chega a ser um grande problema, mas infelizmente conta de forma negativa.

Editor de pistas. Clique para ampliar.
Por fim, o jogo conta com sua melhor parte: o editor de pistas! Fácil de usar, ele fica dentro do próprio
jogo, o que é bastante prático, pois não é necessário ficar trocando entre um software e outro. Intuitivo e fácil de usar, o recurso abre um leque de possibilidades para novos desafios. Pode-se fazer uma pista mais séria, com alguns obstáculos, ou uma totalmente insana, com rampas para pular moinhos e prédios e incontáveis loops, um atrás do outro. A imaginação é quem manda aqui.

Nota: 9

Gameplay
Pode-se jogar com o joystick, mouse ou teclado. Apesar da maioria da galera jogar com teclado, os comandos com um joystick não são personalizáveis. Isso é ruim, pois acelerar e desacelerar estão mapeados na seta para cima e para baixo, assim como no teclado. Mas a maioria realmente prefere usar o teclado pra esse jogo.

A diversão maior é fazer sua própria pista, ou pegar uma feita por algum amigo, e tentar terminar a corrida nelas no menor tempo possível. Lembro-me que na época eu trocava muitos disquetes com os arquivos das pistas com um primo e um colega meu. A gente sempre fazia percursos bastante complicados propositalmente.

Outra coisa divertida era explorar os diversos bugs que podem acontecer durante a jogatina. Eles não são frequentes, mas também não são raros. A verdade é que os jogadores levaram o simulador a tantos extremos ao colocar um monte de rampas seguidas, dentre outras insanidades, que a física do jogo simplesmente começou a "quebrar". Mas em vez de abrir um buraco negro ou um portal para outra dimensão, o que houve foi que os carros começaram a ser lançados como foguetes ou quicarem tão forte no chão que tão logo se tornavam uma bola de fogo voando no céu. 

 Vai dizer que isso não é divertido?

Um bastante conhecido e explorado é com o Porsche March IndyCar que faz com que o carro não desacelere nunca, a menos que o jogador "pise" no breque.

Nota: 8

Gráficos e sons
Apesar de simples hoje em dia, eles foram o ápice nesse tipo de jogo na época. Stunts utiliza um tipo de renderização chamada "gráfico vetorial", onde linhas retas preenchidas por cores sólidas formam os objetos na tela. Em conjunto com isso, existem sprites desenhados, como o painel dos carros. Isso, obviamente, faz com que o jogo em geral fique bastante datado. O que pode dar um certo charme até...

A DSI,  usava muito esse estilo em seus jogos, como exemplo o 4D Sports Boxing e o 4D Sports Tennis. Todos eles feitos com linhas retas formando polígonos. Até que era charmoso para a época, apesar de estranho para os dias atuais.

Os efeitos sonoros tem suporte para PC Speaker, Sound Blaster ou Adlib. Se você ainda vive em 1990 e não tem uma placa de som, recomendo comprá-la para esse clássico. As músicas são legais e condizem com a proposta do jogo.

Nota: 7
Conclusão
Stunts é o que podemos definir como clássico. É um jogo atemporal que encantou uma geração e continuará trazendo diversão a todos aqueles que o descobrirem. Mesmo aqueles mais frescurentos exigentes, que só gostam de jogos modernos e com bons gráficos, vão acabar se rendendo ante a magnitude desse jogão.

Recapitulando as notas:

Apresentação: 9
Gameplay: 8
Gráficos e sons: 8

Nota final: 9,4
Legado
Hoje Stunts é um freeware. Isso significa que o código não está aberto, mas os desenvolvedores resolveram torná-lo gratuito. Pode-se baixá-lo em diversos cantos da internet e rodá-lo no emulador DOSBox sem problema algum.

Até meados de 2005 mais ou menos, lembro-me de ter visto muitos campeonatos do jogo pelo mundo e, inclusive, um encontro mundial! No Brasil, muitos foram organizados no finado Orkut e cheguei até a participar de um. Não rolava nenhum prêmio a não ser o primeiro lugar, fazíamos mais pela diversão. É possível encontrar um site de um deles ainda ativo, mas não é atualizado desde 2005, infelizmente.

Atualmente fizeram um remake, esse sim com código aberto, chamado Ultimate Stunts. Compatível com OpenGL e DirectX, o jogo ganhou novo fôlego. Mas nada será comparável à versão original e antiga, que trouxe e ainda traz tanta diversão com tão poucos recursos.


Screenshot de Ultimate Stunts. Uau!