Escrito por: BarbaHard
O Amiga foi um computador que presenteou os donos com muitos jogos de boa qualidade, mas pouquíssimos que chegassem no mesmo patamar que Another World (ou Out of This World em certas regiões).
Criado por Eric Chahi na então Delphini Software e publicado em 1991 pela Interplay, o game teve um visual impactante e uma jogabilidade bastante diferente até então. Mais do que um sucesso, foi um marco na indústria por revolucionar a forma como os jogos eram feitos e encarados. O jogo se tornou rapidamente um clássico obrigatório para toda pessoa que se denomina gamer.
ApresentaçãoCriado por Eric Chahi na então Delphini Software e publicado em 1991 pela Interplay, o game teve um visual impactante e uma jogabilidade bastante diferente até então. Mais do que um sucesso, foi um marco na indústria por revolucionar a forma como os jogos eram feitos e encarados. O jogo se tornou rapidamente um clássico obrigatório para toda pessoa que se denomina gamer.
Primeira tela do jogo. Clique para ampliar. |
Como não há conversas, a não ser gestos corporais, o jogador não fica sabendo muito do mundo onde o cientista foi parar. Isso pode ser um problema, pois saber sobre o mundo em que o cientista foi parar às vezes se torna importante para o avanço. Em certa parte, Lester faz amizade com um alienígena que o ajuda a escapar de uma prisão em que ambos vão parar, mas fica difícil adivinhar o que fazer sem ter um diálogo ou uma explicação.
Entretanto o jogo abusa de expressões e tem até alguns sons apropriadamente alienígenas. E sejamos sensatos, se vamos parar em outro planeta ou dimensão, onde as linguagens são totalmente diferentes, como nos daríamos? Talvez essa tenha sido a sacada do Eric Chahi para não adicionar no plot nenhum diálogo.
Nota: 5,0
Gameplay
Só existe uma forma de jogar, que é individual. Porém existem os clássicos três níveis: soft, medium e hard. Another World é baseado em tentativa e erro: ao contrário de outros títulos, quando o protagonista morre, o jogador não perde uma vida, permitindo assim que o jogador faça quantas tentativas quiser. Isso balanceia bastante a dificuldade do jogo, mas infelizmente quando se sabe o que fazer, Another World vira um jogo fácil e rápido, o que diminui muito o valor de replay.
Os controles parecem meio travados, mas na verdade eles são mais precisos que de outros títulos que usam rotoscopia para animar os personagens, como Prince of Persia, por exemplo. Mais a frente irei explica ro que é rotoscopia. Matar alguns inimigos e passar por puzzles é questão de se acostumar com o timing exigido pelo gameplay.
Nota: 6,00
Gráficos
Um rotoscópio antigo. |
Copiar os movimentos de uma pessoa real fez com que o a animação ficasse fluida e bonita. O mais incrível é que o jogo é de 1991, mas envelheceu bem e agora, em 2014, continua parecendo espetacular. Definitivamente envelheceu bem e ainda deixa muita gente com a boca aberta.
Objetos que foram filmados para se fazer a animação do jogo. |
Nota: 9,00
Sons e música
Os sons em geral são bastante simples, porém realistas. Coisas como os passos do protagonista, o som de um terremoto e até mesmo de alienígenas conversando. Não existe música, durante a maior parte do jogo só se ouvirá o silêncio. Isso pode parecer frustrante, mas ajuda a dar a sensação de isolamento e acaba contribuindo para criar uma atmosfera sombria e desoladora.
As músicas que tocam eventualmente são realmente muito bonitas e foram compostas por Jean-François Freitas. O clima que elas criam são sensacionais e acaba dando ajudada na compreensão da história do enredo.
Nota: 7,00
Legado e conclusão
Another World é um jogo que não apenas revolucionou o mercado em geral, mas também envelheceu bem. É um marco na história dos videogames e todo gamer, seja casual ou hardcore, deveria experimentar o título. Recentemente o jogo foi relançado em alta definição, o que deixa seus gráficos muito mais impressionantes
Depois do sucesso dele, foi lançado um outro jogo chamado "Flashback". A mecânica e os gráficos são bem parecidos, mas vale lembrar que não se trata de uma continuação. Na verdade, ambos os jogos não tem nada a verem um com o outro, são de produtoras e idealizadores diferentes.
Agora vamos recapitular as notas:
Apresentação: 5
Gameplay: 6
Gráficos: 9
Sons e música: 7
Nota Final: 6,75