Sharp X68000

 Postado por: #BarbaHard

O X68000, ou X68k como também é chamado, foi um microcomputador lançado no mercado japonês em 1987 pela Sharp e que ficou conhecido pela quantidade e qualidade dos jogos que existem para a plataforma.

Seu design único, que se assemelhava a duas torres unidas, incluía dois drives de disquete que ejetavam a mídia através de um comando do sistema operacional, em vez de ser de forma mecânica como num PC comum, mas essa é só uma de suas muitas curiosidades.

Na frente do computador há uma entrada para fones de ouvido, controle de volume, portas para joystick, teclado e mouse. Uma coisa interessante nele é que há entrada para óculos 3D estereoscópicos no seu lado traseiro. Sua porta para joysticks permite que se utilize um controle compatível com o padrão MSX, o que significa que uma boa gama de controles para Master System, como o em formato de arcade da Quick Shot, funcionará nele sem problemas. A Capcom também lançou um adaptador para controles de Super Famicom e Mega Drive para a plataforma.

Outra curiosidade que vale a pena falar é que o sistema foi um dos primeiros a contar com uma fonte de alimentação controlada por software: ao se pressionar o botão de desligar, um comando é enviado à fonte para que ela se desligue, excluindo assim a possibilidade de ocorrerem erros caso ele tenha um HD instalado, coisa que só se popularizou com a chegada do padrão ATX na metade dos anos 90.   

Arcade em casa
O Sharp X68000 ficou conhecido por suas
perfeitas conversões de arcade.

Seu hardware era bastante parecido com várias máquinas de arcade da época. Os jogos que tinham como base o sistema CPS da Capcom foram programados diretamente no Sharp X68000, por exemplo. Isso permitiu que vários títulos tivessem sua própria conversão para o microcomputador, que eram em sua enorme maioria totalmente fiéis às versões das máquinas.

Entre a lista de jogos para a plataforma, destacam-se: Parodius Da! -Shinwa kara Owarai e~, Ghouls 'n Ghosts, Strider, Final Fight, Alien Syndrome, Street Fighter II e Akumajō Dracula, que no ocidente ficou conhecido como Castlevania. Essa versão para X68000 foi portado para o PlayStation com o título de Castlevania Chronicles.

Abaixo seguem-se alguns vídeos de jogos rodando na plataforma, onde é possível notar suas qualidades:

Final Fight

Strider

 Street Fighter II - Champion Edition

Star Wars - Esse teve a tela filmada. Interessante perceber
que ele era capaz de lidar com gráficos vetoriais!

Achou Star Wars demais? Então olhe os gráficos de Overtake.

Akumajō Dracula, versão do Castlevania para o microcomputador.

Como se pode notar pelos vídeos, o Sharp X68000 é uma plataforma praticamente perfeita para quem deseja ter um arcade em casa, mas não pode por falta de espaço. Suas conversões perfeitas lhe renderam a alcunha de "o Commodore Amiga japonês". Entretanto, ao se olhar os dados técnicos de ambos, a impressão que temos é a de que o computador da Sharp é menos potente, mas na prática isso não é verdade. Ele está um patamar acima do Amiga, pois seu hardware trabalha muito bem em conjunto, e parece até que foi mesmo pensado num fliperama. Tanto o processador de áudio quanto a CPU são encontradas em diversas máquinas, o que garante que os jogos rodem totalmente lisos, com som e gráficos estupendos. Os sprites exibidos na tela não sofrem flickering, e os slowdowns são inexistentes nessa máquina. Problemas que são recorrentes até mesmo em consoles caseiros da época.

Se você ficou curioso e quer conhecer melhor o Sharp X68000 e seus títulos, na Wikipédia existe uma lista muito boa dos jogos lançados para ele.

Especificações Técnicas
Processador e memória
  • Velocidade do CPU:
    • Modelo X68000: Motorola 68000 / 10 MHz
    • Modelo XVI: Motorola 68000 / 16 MHz
    • Modelo X68030: Motorola 68030 / 25 MHz
  • RAM: 1-4 MB (expansível até 12 MB)
  • VRAM: 512 KB (gráficos) + 512 KB (textos) + 32 KB (sprites)
Gráficos:
  • Resoluções de tela:
    • 256 x 240
    • 256 x 256
    • 512 x 240
    • 512 x 256
    • 512 x 512
    • 640 x 480
    • 768 x 512
    • 1024 x 1024
  • Máximo de cores simultâneas na tela: 65536
  • Quantidade de sprites: 128 simultâneos, com até 32 sprites por scanline
  • Tamanho dos sprites: 16 x 16
  • Cores dos sprites: 16 cores por paleta, selecionável através de 16 paletas
  • Resoluções de plano de fundo: 256 x 256 ou 512 x 512
  • Mapeamento de plano de fundo (tilemap): 8 x 8 ou 16 x 16
  • Manipulação de gráficos via hardware: scroll, prioridades e super-impose
Áudio
  • Processadores de áudio:
    • Yamaha YM2151 (oito canais de som FM em estéreo)
    • OKI MSM6258v (um canal ADPCM de 4 bits mono)
Portas e expansões
  • 2 slots de expansão (4 nos modelos Pro)
  • Portas I/O (entrada e saída):
    • 2 entradas de joystick padrão MSX
    • Entrada e saída de áudio
    • Porta para óculos 3D
    • Controle de TV / Monitor
    • Entrada e saída de imagem RGB/NTSC
    • Drive de disquetes externos (suporta até dois)
    • SASI/SCSI (dependendo do modelo)
    • Porta serial RS232
    • Porta paralela
    • Entrada de fone de ouvido e microfone
Armazenamento
  • Drives de disquetes com ejetor via software:
    • Dois drives de 5.25″
    • Dois drives de 3.5″ (nos modelos Compact)
  • Disco rígido: 20-80 MB SASI/SCSI (dependendo do modelo)