Postado por: #BarbaHard
O X68000, ou X68k como também é chamado, foi um microcomputador lançado no mercado japonês em 1987 pela Sharp e que ficou conhecido pela quantidade e qualidade dos jogos que existem para a plataforma.
Seu design único, que se assemelhava a duas torres unidas, incluía dois drives de disquete que ejetavam a mídia através de um comando do sistema operacional, em vez de ser de forma mecânica como num PC comum, mas essa é só uma de suas muitas curiosidades.
Na frente do computador há uma entrada para fones de ouvido, controle de
volume, portas para joystick, teclado e mouse. Uma coisa interessante
nele é que há entrada para óculos 3D estereoscópicos no seu lado
traseiro. Sua porta para joysticks permite que se utilize um controle
compatível com o padrão MSX, o que significa que uma boa gama de
controles para Master System, como o em formato de arcade da Quick Shot, funcionará
nele sem problemas. A Capcom também lançou um adaptador para controles
de Super Famicom e Mega Drive para a plataforma.
Outra curiosidade que vale a pena falar é que o sistema foi um dos primeiros a contar com uma fonte de
alimentação controlada por software: ao se pressionar o botão de
desligar, um comando é enviado à fonte para que ela se desligue, excluindo assim a possibilidade de ocorrerem erros caso ele tenha um HD instalado, coisa
que só se popularizou com a chegada do padrão ATX na metade dos anos 90.
Arcade em casa
O Sharp X68000 ficou conhecido por suas perfeitas conversões de arcade. |
Seu hardware era bastante parecido com várias máquinas de arcade da época. Os jogos que tinham como base o sistema CPS da Capcom foram programados diretamente no Sharp X68000, por exemplo. Isso permitiu que vários títulos tivessem sua própria conversão para o microcomputador, que eram em sua enorme maioria totalmente fiéis às versões das máquinas.
Entre a lista de jogos para a plataforma, destacam-se: Parodius Da! -Shinwa kara Owarai e~, Ghouls 'n Ghosts, Strider, Final Fight, Alien Syndrome, Street Fighter II e Akumajō Dracula, que no ocidente ficou conhecido como Castlevania. Essa versão para X68000 foi portado para o PlayStation com o título de Castlevania Chronicles.
Abaixo seguem-se alguns vídeos de jogos rodando na plataforma, onde é possível notar suas qualidades:
Final Fight
Strider
Street Fighter II - Champion Edition
Star Wars - Esse teve a tela filmada. Interessante perceber
que ele era capaz de lidar com gráficos vetoriais!
que ele era capaz de lidar com gráficos vetoriais!
Achou Star Wars demais? Então olhe os gráficos de Overtake.
Akumajō Dracula, versão do Castlevania para o microcomputador.
Como se pode notar pelos vídeos, o Sharp X68000 é uma plataforma praticamente perfeita para quem deseja ter um arcade em casa, mas não pode por falta de espaço. Suas conversões perfeitas lhe renderam a alcunha de "o Commodore Amiga japonês". Entretanto, ao se olhar os dados técnicos de ambos, a impressão que temos é a de que o computador da Sharp é menos potente, mas na prática isso não é verdade. Ele está um patamar acima do Amiga, pois seu hardware trabalha muito bem em conjunto, e parece até que foi mesmo pensado num fliperama. Tanto o processador de áudio quanto a CPU são encontradas em diversas máquinas, o que garante que os jogos rodem totalmente lisos, com som e gráficos estupendos. Os sprites exibidos na tela não sofrem flickering, e os slowdowns são inexistentes nessa máquina. Problemas que são recorrentes até mesmo em consoles caseiros da época.
Se você ficou curioso e quer conhecer melhor o Sharp X68000 e seus títulos, na Wikipédia existe uma lista muito boa dos jogos lançados para ele.
Especificações Técnicas
Processador e memória
Processador e memória
- Velocidade do CPU:
- Modelo X68000: Motorola 68000 / 10 MHz
- Modelo XVI: Motorola 68000 / 16 MHz
- Modelo X68030: Motorola 68030 / 25 MHz
- RAM: 1-4 MB (expansível até 12 MB)
- VRAM: 512 KB (gráficos) + 512 KB (textos) + 32 KB (sprites)
Gráficos:
- Resoluções de tela:
- 256 x 240
- 256 x 256
- 512 x 240
- 512 x 256
- 512 x 512
- 640 x 480
- 768 x 512
- 1024 x 1024
- Máximo de cores simultâneas na tela: 65536
- Quantidade de sprites: 128 simultâneos, com até 32 sprites por scanline
- Tamanho dos sprites: 16 x 16
- Cores dos sprites: 16 cores por paleta, selecionável através de 16 paletas
- Resoluções de plano de fundo: 256 x 256 ou 512 x 512
- Mapeamento de plano de fundo (tilemap): 8 x 8 ou 16 x 16
- Manipulação de gráficos via hardware: scroll, prioridades e super-impose
Áudio
- Processadores de áudio:
- Yamaha YM2151 (oito canais de som FM em estéreo)
- OKI MSM6258v (um canal ADPCM de 4 bits mono)
Portas e expansões
- 2 slots de expansão (4 nos modelos Pro)
- Portas I/O (entrada e saída):
- 2 entradas de joystick padrão MSX
- Entrada e saída de áudio
- Porta para óculos 3D
- Controle de TV / Monitor
- Entrada e saída de imagem RGB/NTSC
- Drive de disquetes externos (suporta até dois)
- SASI/SCSI (dependendo do modelo)
- Porta serial RS232
- Porta paralela
- Entrada de fone de ouvido e microfone
Armazenamento
- Drives de disquetes com ejetor via software:
- Dois drives de 5.25″
- Dois drives de 3.5″ (nos modelos Compact)
- Disco rígido: 20-80 MB SASI/SCSI (dependendo do modelo)